domingo, 1 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DA GOIABA

GOIABA : benefícios

goiaba-04
A goiaba é uma fruta pertencente da familia Myrtaceae e seu nome científico chama-se Psidium Guajava. A goiabeira é uma arvore com ate 7 mentro de altura, tem o tronco de casca lisa. A polpa varia entre branco e o amarelo,  e do rosa ao vermelho. Sua origem é Sul do México até  America Centra,l e especialmente no Brasil, e depois os portugueses e os espanhóis levaram para as colônias asiáticas e africanas e para as demais regiões tropicais do globo terrestre.
Onde é Cultivada a Goiaba?
A goiaba é cultivada em abundância na China, Índia, México e America do Sul. O Brasil é o maior produtor mundial de goiaba vermelhas. E o estado de São Paulo é o que mais produz, depois a região Nordeste em especial em torno do Rio São Francisco, nas cidades de Petrolina – PE e Juazeiro – BA.

Por Que Razão Devemos Comer Goiaba?
A Goiaba é uma fruta rica em Cálcio, fósforo, potássio e também é uma boa fonte de peticina, uma fibra dietética, contem grande quantidade de fotoquímicos como: fenóis, taninas, triterpenes, flavonóides, óleos essenciais, lectinas e carotenóides. Suas folhas também são ricas em flavonóides, quercetina que tem uma função antibacteriana e é indicado nos casos de diarréia. Sem falar nas vitaminas, A, B1, B2, B6 e principalmente a vitamina C. Algumas variedades acusam em media um teor de vitamina C de 80mg por 100g, a goiaba branca, amarela são mais rica em vitamina do que a goiaba vermelha. A laranja contém cerca de 45mg por 100g, que quase a metade da concentração da goiaba branca.
Exemplo de Composição Química
goiaba-amarelagoiaba-brancagoiaba-vermelha
Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina A
Amarela

Branca ———-
33 mcg
Vermelha—— 24mcg

Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina B1
Amarela——–
59,00mcg
Branca
Vermelha——-190,00mcg

Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina B2
Amarela———
183mcg
Branca
———–156mcg

Vermelha——-154mcg

Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina B3
Amarela——–
0,77mg
Branca
Vermelha——-1, 2omg


Em cada 100 gramas de goiaba contem: Vitamina C
Amarela———
80,20mg
Branca———– 80,10mg

Vermelha——–45,60mg

Pontos Positivos da Goiaba
Antibacteriano –
As folhas da goiabeira tem propriedades anti-bactericidas e tem demonstrado ter elevado efeito de eliminação de bactérias nocivas inclusive a salmonela.
Colesterol – Para quem sofre deste mal a melhor opção é a goiaba vermelha, isto porque ela é rica me fibras soláveis e lucopeno, estes tem um papel importante de impedi a absorção de gordura, ajudando a eliminar o
mau colesterol, triglicéridos e  melhora  e a tensão arterial.
Diabete – Pesquisa  realizado com um grupo diabético tomando sucos de goiaba num período de quatro semana mostrou redução de 25% da
glicose no sangue. E as folhas também é foi usada nesta experiência e teve bons resultados no controle da glicose.
Emagrecimento – Além de ser muito saborosa é pobre em calorias, 100 grama desta fruta tem certa de 57, é ótimo para quem quer ter um
corpo perfeito. Mas convem consumi em equilíbrio.
Problemas Intestinal - As folhas  são usadas como remédio caseiro feito em forma de chás indicado para todas as pessoas mas principalmente nas crianças.

Indicações Terapêuticas
  • Cólera – Fazer chá das folhas da goiabeira.
  • Diarréia e Desinteria  - Tomar o cha das folha da goiabeira. Cozinhar goiaba verde e tomar o caldo.
  • Problemas Gastrintestinais - Recomenda-se fazer refeições exclusivas de goiaba. Ou fazer chás  dos brotos da goiabeira juntos com as folhas da laranjeira azeda.
  • Pernas, pés inchados – Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.
  • Hemorragia uterina, Incontinência urinaria  - Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.
  • Tuberculose - Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.
Utilização da Goiaba
A goiaba pode ser consumida em forma de geleia, goiabada, compotas (doce) sucos, sorvetes e comer a fruta natural. De todas as utilização a melhor é em forma de suco e comer a fruto, assim teremos mais proveito dos seus benefícios.

BEM ESTAR

Especialista fala sobre importância e benefícios da vida a dois

Bem Estar desta 6ª (29) recebeu o médico da família Ademir Lopes Júnior.
Preparador físico José Rubens D'Elia ensinou exercícios para casais.

 
Você acredita em amor à primeira vista? Já se sentiu atraído por alguém sem nem mesmo conhecer a pessoa direito? Já acreditou que ela seria sua parceira pelo resto da vida?
Essa sensação pode ser culpa dos chamados feromônios, hormônios conhecidos por dominarem o mundo animal e relacionados à atração e à interação entre um macho e uma fêmea da mesma espécie.
Nesta sexta-feira (29), dia do enlace oficial do príncipe William e da plebeia Catherine Middleton, o Bem Estar explicou como ocorre essa química entre os indivíduos. Também abordou a importância e os benefícios da vida a dois para a saúde.
 
No estúdio, o médico da família Ademir Lopes Júnior falou sobre a atração entre homens e mulheres e o que diferencia os humanos dos animais em relação à química afetiva. Ele também destacou que, em uma relação, é preciso haver muito mais componentes além do cheiro para que a parceria dê certo e prospere. Já o preparador físico e consultor José Rubens D’Elia ensinou exercícios para casais.
Recentemente, uma pesquisa feita no Reino Unido com pessoas de sete países europeus, cujo resultado foi publicado na revista científica "British Medical Journal", concluiu que os casados têm uma expectativa de vida de 10% a 15% maior que a dos solteiros. O segredo da longevidade está na união: um cuida do outro e, por isso, ambos vivem mais.
Entre tantas razões pelas quais uma pessoa escolhe um parceiro entre tantos da mesma espécie estão os já citados feromônios. E a repórter Marina Araújo foi conferir em uma aula de dança de salão como essa interação funciona.
Os feromônios dos animais são tão fortes que agricultores os usam como armadilhas para atrair insetos que poderiam estragar plantações se ficassem soltos.
Na década de 1980, pesquisadores descobriram que, quando o suor predominante das axilas, da região dos mamilos e dos órgãos genitais é retirado, o que resta são essas substâncias, que estimulam um comportamento instintivo, de acasalamento, fuga e aglomeração.
Esses hormônios influenciam tanto o lado físico e sexual, como a ovulação e o ritmo do ciclo menstrual, quanto o emocional, dando sensação de aconchego, atração e calor. Enquanto os efeitos dos feromônios femininos atingem longas distâncias, os masculinos precisam de um contato mais próximo.